quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Dez avanços tecnológicos que serão rotina (ou quase) em 2025


Daqui a pouco mais de uma década, o mundo terá superado vários de seus desafios atuais, segundo a divisão de propriedade intelectual e ciência da Thomson Reuters.

Sem escassez de comida - O mundo terá plantas geneticamente modificadas para resistir a pragas. E a tecnologia LED vai emitir ondas específicas diretamente para receptores ligados ao DNA das plantas. Resultado: cultivo e crescimento mais rápidos.


Miniaviões elétricos - Avanços nas tecnologias de armazenamento de hidrogênio e das baterias de íon-lítio vão tornar acessíveis os meios de transporte elétricos, entre eles pequenos aviões para distâncias curtas, feitos de novos materiais bem leves.


Mapeamento genético - Por meio de microssondas, os recém-nascidos passarão por um “reconhecimento” genético que continuará pela vida afora, periodicamente, para detectar alterações e prevenir doenças.

Energia solar - Em 2025 o sol será a fonte de energia mais usada no mundo. Com células fotovoltaicas mais eficientes do que as atuais e a difusão dos coletores térmicos, a energia solar vai aquecer água e ambientes e fazer funcionar aparelhos em casa e no trabalho.

Combate ao diabetes - O estudo do genoma humano vai abrir caminho para a modificação dos genes que causam o diabetes tipo 1, que ataca na infância. Graças a essa capacidade de prevenção, será o fim das injeções diárias de insulina.


Tudo conectado - A combinação de semicondutores mais eficientes, supercapacitores de grafeno, redes de antenas de serviço e tecnologia 5G transformará a internet das coisas em realidade onipresente: a comunicação sem fio estará por toda parte, conectando tudo.


Prevenção da demência - Os casos da doença neurodegenerativa que atinge os idosos crescem atualmente, mas em 2025 o estudo das mutações genéticas e melhores métodos de prevenção vão resultar em diagnósticos precoces e menos pessoas sofrendo desse mal.

Fim do lixo plástico - As embalagens do futuro deverão vir das plantas. Serão feitas de celulose processada com nanotecnologia, resultando num material translúcido e resistente que fará do plástico, derivado de petróleo e não-biodegradável, coisa do passado.

Medicamentos precisos - O tratamento de saúde caminha para a personalização. Os remédios vão se aderir a proteínas específicas e agir com o auxílio de anticorpos. O conhecimento maior sobre mutações genéticas deverá trazer tratamento direcionado para vários tipos de câncer.

Época.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário