terça-feira, 5 de janeiro de 2010



Como resgatar o esforço mundial sobre o clima????????
O ano de 2010 poderá ser o mais quente da história. A previsão é do centro de meteorologia do Reino Unido, o MetOffice. O recorde de calor é esperado devido a uma combinação de fatores. O primeiro é o acúmulo de gases poluentes na atmosfera, responsáveis pelo aquecimento global. O segundo é um fenômeno cíclico, o El Ninõ, que causa elevação das temperaturas do Oceano Pacífico. A avaliação mais recente do MetOffice é que a média deste ano deverá ficar quase 0,6 grau célsius acima da média entre 1961 e 1990. Com isso, 2010 poderá bater 1998, que foi o ano mais quente já medido até agora.
Os recordes de temperatura deverão ajudar a inflamar o debate sobre o futuro de um acordo global para domar as mudanças climáticas. A negociação do clima não acabou depois do fracasso na conferência de Copenhague, a COP15, em dezembro. A próxima reunião do mesmo porte está marcada para novembro, na cidade do México.
Os impasses que emperraram a conferência levantam o medo de que seja impossível chegar a qualquer acordo global nos próximos anos. Mesmo sem uma tratado internacional definido, a pressão popular por ação contra o aquecimento global, evidente durante a COP15, deve amparar medidas de países, Estados ou municípios para reduzir as emissões, porém sem um acordo global, as políticas climáticas locais podem entrar em conflito, principalmente entre as indústrias.O que mais complica a vida das empresas que pretendem adotar políticas climáticas é a incerteza gerada por indefinições na COP. "A dúvida é pior que um acordo fraco", diz o diretor de sustentabilidade da EDP Energias do Brasil.
Para o doutor em economia Paulo Rabello de Castro, que escreve quinzenalmente na Revista Época, os líderes mundiais voltaram para casa como sequestradores banais da esperança dos povos, em vez de combinar como sequestrar carbono na atmosfera. Por que então foram a Copenhague? Ainda se especulará muito sobre isso. É justa a indignação de quem se iludiu na expectativa de um evento histórico. Mas o mundo não acabou. Nem acabará tão cedo (...). Antes disso, tenho certeza de que o vexame de ontem se converterá em nobres iniciativas amanhã. Os políticos , desmascarados, devolveram a bola que havíamos passado a eles - só que ela veio completamente quadrada. Como o jogo vai continuar depende de nós, cidadãos, famílias, comunidades, governos locais, pequenas e grandes organizações, e isso ficou bem claro na fala do governador da Califórnia.
Se você mora em casa, comece a discutir com sua família as mudanças possíveis, nos hábitos de consumo. Levar as conversas para Associações de bairros, reuniões de condomínios, para adoção de medidas práticas, como coleta seletiva de lixo, controle de gasto de água, criação de áreas verdes ao redor do edifício, entre outras...Das microiniciativas nascerão as soluções mais inteligentes para o reequilíbrio ambiental..."  (Extraído da Revista Época)
Pois é: O acordo foi prorrogado mais uma vez, para novembro, (conferência no México), portanto é urgente que cada um faça a sua parte para não perdermos mais um ano, já que as lideranças mundiais não conseguiram selar nenhuma definição, conforme o esperado e aguardado por todo mundo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário