quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

A origem de "Roma"


E como estamos falando em assuntos da Itália -  será que a cidade de Roma tem esse nome por causa de uma mulher?
Pois o fragmento de um texto do poeta greco-siciliano Stesichorus, que viveu entre 638 e 555 a.C., coloca de cabeça para baixo as teorias sobre a origem do nome da cidade que se transformou num dos maiores impérios de todos os tempos e, ainda hoje, está entre os locais mais visitados do mundo.
Stesichorus atribui a fundação a uma mulher chamada, é claro, Roma. Depois da tomada de Tróia, por voltade 1200 a.C., alguns habitantes fugiram pelo mar e, levados pelos ventos, foram parar na costa da Etrúria, ancorando na foz do rio Tibre.
Encantada com a beleza do lugar, Roma teria arquitetado com as outras mulheres um plano para colocar fogo nos navios, obrigando os maridos a permanecer no monte Palatino. Em pouco tempo, o resto do grupo se rendeu também aos encantamentos da região e decidiu homenagear Roma, dando seu nome à nova cidade. O poema relata um lugar cujas características geográficas batem em cheio com a área da cidade.
A teoria chegou para provocar mais polêmica entre historiadores. Alguns especialistas dizem que Roma foi erguida por Romano, filho de Ulisses e Circe. Outra versão é a de que a inspiração veio de um rei dos latinos, Romo. Há ainda a tese que sugere quea origem do nome estaria ligadaao verbo grego rheo, que significa "correr, fluir, escorregar". Porém a história mais corrente é a dos gêmeos Remo e Rômulo, amamentados quando crianças por uma loba. A cidade teria sido fundada por Rômulo em 753a.C., depois de ter matado seu irmão. Não há uma informação definitiva!!!
(R.Aventuras na História)

Nenhum comentário:

Postar um comentário