quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

A Torre que sempre foi Inclinada


Se não fosse torta, a Torre de Pisa talvez já tivesse sido esquecida. Uma construção de quase 800 anos, legítima representante da arquitetura medieval, que há tempos permanece num terrível cai-não-cai: e até então decrépita e esquecida torre de Pisa, construída na praça central da cidade para abrigar os sinos, ao lado da catedral de Santa Maria Maggiore, do batistério e do cemitério de Camposanto, a torre jamais foi perpendicular ao solo. Ela começou a entortar em 1178 quando apenas três dos sete andares haviam sido erguidos. Mesmo assim e apesar de duas longas interrupções, a obra prosseguiu e, ao ser inaugurada em 1370, sua inclinação já era e 1,6 grau, o que equivale dizer que o eixo vertical da torre desviava mais de 1 metro, desde a base ao topo.
Feita de mármore e com 58,36m de altura, a torre de Pisa era para tornar-se um símbolo de riqueza e poder da cidade e uma provocação aos moradores de Florença e Gênova, concorrentes ao posto de principal porto e centros comerciais no fim da idade média. Mas desde o começo foi motivo de piada, controvérsias e mitos. Alguns achavam que os operários que a ergueram conspiraram para entortá-la em protesto pelos baixos salários. Outros, que a inclinação era fruto de uma maldição dos árabes ou genoveses. Os fiéis católicos, porém, diziam ser um fenômeno divino. A mais curiosa, porém, era a teoria de que William de Innsbruck, um dos pioneiros do projeto da torre, intencionalmente a criara torta para lembrar de seu próprio devio físico: Willian era corcunda!!!
Descoberto só no século 20, o real motivo para a inclinação é bem mais trivial: o pesadíssimo campanário de mais de 14 mil toneladas foi construído sobre um terreno pantanoso e instável.Mas, desde 1298, quando os mandatários de Pisa formaram a primeira comissão para estudar a tortuosa postura da torre, nenhuma tentativa de salvá-la cogitou torná-la reta. O que se queria era evitar que tombasse.
No século 19, a torre parecia ter atingido o equilíbrio. As medições indicavam que há 300 anos ela permanecia imóvel. diante da notícia , arquitetos e historiadores defendiam que o desvio do campanário era proposital e nisso estava o brilhantismo de sua arquitetura. O descanso durou pouco. Em julho de 1944, durante a Segunda Guerra Mundial, militares americanos forçaram tropas alemãs a recuar até Pisa. A cidade tornou-se palco de batalha e a torre foi interditada. Por pouco não foi alvo de bombardeio. Em meio a paisagem arrasada, a torre pendente permaneceu em pé.
Em 1988, um novo susto. A torre foi interditada à visita pública, quando uma equipe internacional anunciou que estava prestes a cair. O prédio inteiro foi para a UTI. Em 1999 os engenheiros começam o delicado processo de extração de terra que promete ser a solução para a estabilização da torre. E, em 16 de junho de 2001, o mundo celebra a restauração e a reabertura ao público, da torre de Pisa!!!


(Revista - Aventuras na História)

Nenhum comentário:

Postar um comentário