segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Fórum Social mundial


Anfitriã do primeiro Fórum social Mundial, em 2001, e de outros três (2002,2003 e 2005), Porto Alegre vai sediar nesta semana o seminário internacional "10 Anos Depois: Desafios e propostas para um mundo possível". Será o ponto alto da programação de cinco dias do evento.
No encontro, os fundadores do Fórum vão fazer um balanço da década e elaborar sugestões para o futuro a serem levadas à próxima reunião do conselho internacional, em maio, no México. Líderes históricos do evento partem de premissas semelhantes: o FSM enfrenta uma realidade mais amigável para suas ideias do que há 10 anos.
O slogan "outro mundo é possível" gera esperanças de que é possível resolver problemas que envergonham a humanidade, como a fome em países pobres africanos. A recente tragédia no Haiti expôs a distância que o planeta está desse sonho alimentado pelo Fórum. Integrantes da cúpula do evento afirmam que o FSM peca por não oferecer propostas mais concretas. A dificuldade consiste em ter uma agenda de consenso entre as múltiplas organizações que integram a iniciativa.
Apesar de ter ido para a Ásia em 2004 e para a África em 2007, o Fórum ainda não conseguiu se tornar realmente mundial e se enraizar nesses continentes, assim como na Europa. Integrantes da cúpula reconhecem que o FSM é muito mais latino-americano. Destaca-se que o evento plantou sua bandeira nos estados Unidos em 2007. Agora, os organizadores guardam expectativa em relação a uma nova incursão em território americano, em Detroit, em junho.(Fonte:Jornal Zero Hora)
Mesmo com tantas dificuldades, a expectativa sempre ronda o Fórum...Espera-se  consenso e  que as reinvindicações obtenham êxito!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário