terça-feira, 12 de janeiro de 2010

O vasto mundo árabe - parte I



Esclarecedor este texto, atribuído a Mamede Mustafa Jarouche, inserido na revista Biblioteca Livros. É atual, e esclarece sobre o espaço geográfico, e a história, do curioso e  fascinante mundo árabe. Como o texto é muito longo vou transcrevê-lo em partes, para não ficar cansativa  sua leitura.
Do oceano ao golfo, os povos de origem árabe ou de fé muçulmana ocupam uma geografia que se estende do Marrocos ao Iraque. A história começa antes do Islã, mas é com seu aparecimento, no século VII, que a nova cultura se constitui em pouco tempo e persiste, entre resplendor e embate.
O que normalmente se chama Mundo Árabe ocupa hoje um vasto espaço geográfico que se estende por todo nordeste da África, desde o Marrocos, até a Mesopotâmia, no Iraque; para designar os limites extremos de seu território. Por mais que se discuta hoje a questão árabe - constituiriam os árabes de fato uma etnia, seriam mero subproduto da religião muçulmana ou o termo remeteria antes de mais nada a um conceito cultural razoavelmente elástico? - o fato é que toda a sua história se inicia no vasto apêndice de terra conhecido como Península Arábica ou Península dos Árabes.
Foi nesse terreno de cerca de 3,5 milhões de km² e predominantemente desértico que, na primeira quadra do séc.VII, se constituiu o Islã ou religião muçulmana, a qual, num espaço exíguo, o empolgaria por inteiro, e foi também a partir dele que, que construiu um dos mais poderosos impérios da face da Terra, ampliando de maneira considerável o número de adeptos da nova fé.
Com um pé na África e outro na Ásia, atravessado pelo deserto e rico em petróleo, o Mundo Árabe tem múltiplas paisagens e riquezas. Nem todo país muçulmano é árabe! Nem todo conflito acaba em guerra.
É possível ainda "ler" o mundo árabe? Ele é palco de transformações que se aceleram, deixando o "leitor" cada vez mais paralisado na procura de uma compreensão racional. O lugar que a religião ocupa na vida política e social do Mundo Árabe permanece um enigma para os olhos ocidentais.
Hoje, é um mundo de mais de 320 milhões de habitantes, em geral dividido em quatro sub-grupos por razões geográficas e culturais. Aqui serão distinguidos dois sub-grupos na Ásia e dois na África.
Entre os árabes da Ásia, que representam 36% do total dos árabes, é preciso distinguir os países da Península Arábica dos países do Machreque.
Na Península Arábica - Dois países dividem a maior parte da superfície e da população da Península arábica (60 milhões): a Arábia Saudita e o Iêmen. A Arábia Saudita (25 milhões) ocupa a maior parte da área desértica e conserva este nome desde os anos 30. Possui a mais importante reserva de petróleo do mundo e é também a guardiã dos locais santos do Islã - Medina e principalmente Meca.
Menos extenso, o Iêmen (20 milhões) cobre uma boa parte das terras férteis da península; mas é também um país de portos, cujo mais importante é o Àden. Essencialmente tribal, o Iêmen mantém ainda o uso da folha khat, que uma grande parte da população continua a mascar.
Esses dois países, frequentemente rivais, estão cercados de Estados de baixa densidade populacional no Golfo Pérsico, alguns desérticos como o Kuwait, Catar, Emirados Árabes Unidos e outros mais férteis como Omã e o minúsculo Bahein. A estruturação desses Estados foi frequentemente ligada à descoberta do "ouro negro". 
No Machreque - (60 milhões) significa , em árabe, "o levante". É formado por dois países médios Iraque (25 milhões), sede da antiga Mesopotâmia, é o primeiro, grande produtor de petróleo e é o único país de maioria xiita do Mundo Árabe - junto com Bahrein - e uma importante minoria curda também vive lá.. há ainda a Síria (20 milhões), cuja capital, Damasco, foi sede do primeiro império muçulmano, o Omeyade. Em seguida, encontram-se Jordânia, país do mar Morto e de população predominantemente beduína; Líbano, país não desértico e formado por várias comunidades religiosas, todas minorias, cuja capital Beirute é a mais ocidentalizada do Mundo Árabe; e ainda Jerusalém, capital das três religiões monoteístas, mas também terra das Cruzadas. Epicentro do conflito árabe-israelense há 60 anos, a Palestina é ainda um país virtual e seu povo continua em busca de uma pátria...!
Na parte II os Árabes da África...   

Nenhum comentário:

Postar um comentário