sexta-feira, 2 de março de 2012

Humanos "perderam" 14 bilhões de neurônios

De acordo com uma nova pesquisa, feita na Universidade Federal do Rio de Janeiro, mostrou que os humanos não possuem os 100 bilhões de neurônios, como era acreditado. O número real dessas células que transmitem os nossos pensamentos seria, na verdade, 86 bilhões.
        Para fazer os cálculos, foram estudados quatro cérebros. Uma parte dos órgãos era retirada, dissolvida em uma mistura especial e a contagem de neurônios era feita. Depois, bastava multiplicar esse número para fazer uma estimativa da quantidade total dessas células presentes em cada cérebro.
        Pode parecer que não é uma diferença muito expressiva, mas esses 14 bilhões de neurônios a menos são equivalentes a um cérebro inteiro de um babuíno. Então o que isso quer dizer? Será que somos mais burros?
Cientistas ainda debatem sobre isso. Afinal, há provas no reino animal de que grandes cérebros não significam inteligência superior – por exemplo, o cérebro da baleia é imenso por que ela precisa de toda essa estrutura para controlar seu corpo, que também é maior. Mas isso não quer dizer que o cérebro dela supere o nosso em termos de raciocínio.
        Apesar de não haver nenhuma conclusão cientificamente embasada no assunto, há pesquisadores que acreditam que a inteligência está na forma com que interações são feitas dentro do cérebro.
Galileu.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário