sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Clima nos Estados Unidos quebra mais de 3500 recordes


Noticiários das últimas duas semanas apontaram que 2012 foi o ano mais quente já registrado nos Estados Unidos. Hoje descobrimos que 3527 recordes climáticos mensais foram quebrados em 2012, de acordo com o Conselho de Defesa de Recursos Naturais (NRDC). A conta excede os 3251 recordes estabelecidos em 2011, a máxima anterior.
O NRDC acabou de publicar um mapa interativo equipado com um slider que pode ser movido de janeiro a dezembro para mostrar onde temperaturas recorde, chuva, neve, enchentes, secas e incêndios estavam ocorrendo em qualquer dia do ano. Tabelas no website do mapa também listam datas, locais, e registros climáticos específicos.
Kim Knowlton, cientista sênior do NRDC, observou que a incidência cada vez maior de climas extremos despertou as comunidades ao redor do país para a necessidade de preparação e proteção.
Tennessee e Wisconsin lideram a lista de estados que tiveram a maior porcentagem de estações de monitoramento que registraram novos recordes de calor, com 36 e 31%, respectivamente.
O mês de março de 2012 foi o mais quente já registrado contiguamente nos Estados Unidos, e julho foi o mês individual mais quente da história.
O último verão boreal, também produziu a pior seca em 50 anos ao longo da seção medial da nação; 1300 regiões em 29 estados declararam estado de emergência devido a secas. Incêndios florestais queimaram mais de 3,7 milhões de hectares pela nação; o tamanho médio dos incêndios ficou em 65 hectares, excedendo em muito a média de 35 hectares no período de 2001 a 2010.
O NRDC declarou que o aumento de eventos climáticos extremos deve acelerar esforços estaduais e nacionais para reduzir emissões de dióxido de carbono (o condutor da mudança climática) e melhorar a eficiência energética, e deveria motivar governos locais e estaduais a desenvolver planos minuciosos para administrar emergências.
Scientific American

Nenhum comentário:

Postar um comentário