segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

O que os astronautas comem no espaço?

É no 'Space Food Systems Laboratory' (SFSL), da agência espacial americana (Nasa), onde acontecem as pesquisas e a produção de alimentos para o consumo fora da atmosfera terrestre. Tudo - da embalagem ao cardápio - deve ser cuidadosamente pensado, levando em conta tanto a saúde dos astronautas quanto o tempo de validade dos produtos. Em seu site, a Nasa publicou uma série de fotos que mostram os alimentos consumidos no espaço, para acabar de vez com a nossa curiosidade:
 Os pratos em si são apetitosos – batata doce africana, sopa de amendoim, cookies de manteiga de amendoim (sem farinha) e Arroz Espanhol – o problema é que eles precisam manter suas propriedades calóricas e nutritivas por até 5 anos. Esse é o grande desafio do AFTP. As vitaminas, por exemplo, se degradam quando em contato com calor, oxidação e exposição à luz. O AFTP analisa a comida logo que ela passa pelo “processo de estabilização”, outra vez após um ano e mais uma depois de três anos. De acordo com a pesquisa, nozes e castanhas são, de longe, os tipos de comida mais vantajosos na relação nutrientes e calorias por grama.
Alimentos naturais e condimentos
 
 
Bebidas, como sucos, chás e água
 
 
Comidas liofilizadas, ou seja, desidratadas em processo que primeiro as deixa congeladas, depois retira sua água a vácuo, sem que esta passe pelo estado líquido.
A NASA ainda diz que hoje tudo que é comido no espaço é preparado na Terra. Como as próximas missões devem ser mais longas, é bem provável que a comida tenha que ser preparada em órbita. Como se não bastasse estar a quilômetros de altura, os astronautas ainda terão seus dotes culinários testados.
 
 
 Bandeja preparada para uma refeição
 
 
Comida fornecida nas missões Apollo, da Nasa, entre 1968 e 1972. O objetivo dessas missões foi colocar o homem na Lua, o que acabou acontecendo em julho de 1969, com a missão Apollo 11.
 
 
Bandeja de alimentos utilizadas nas missões Skylab II, III e IV, ocorridas entre 1973 e 1974
Época.com
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário