sábado, 5 de janeiro de 2013

Quantidade de planetas na Via Láctea é bem maior que a imaginada

Editora Globo
A cada dia, a sensação de solidão da Terra vai diminuindo um pouco mais...
 
 Um estudo recém-publicado no Astrophysical Journal assegura que existem mais planetas ao nosso redor do que nossa vã filosofia sempre supôs. Uma equipe do California Institute of Technology, que fica na cidade de Pasadena, garante que há, pelo menos, 100 bilhões de planetas por aí. Isso tudo só na nossa galáxia, a Via Láctea.
        Esse número, que os cientistas classificaram como “chocante”, faz com que tenhamos praticamente um planeta pra cada estrela. A descoberta foi feita depois dos pesquisadores analisarem a estrela Kepler-32, que já tinha dois planetas conhecidos pela comunidade científica. A equipe do California Institute descobriu outros três orbitando o mesmo corpo celeste, fato que os fez chegar à conclusão de que o “sistema planetário é a norma cósmica”, uma certeza inédita no campo da astronomia.
        Apesar dessa quantidade surpreendente de sistemas planetários, o sistema solar ainda é considerado um tipo extremamente raro. A Kepler-32 é uma anã vermelha M, um tipo de estrela relativamente fria e pequena (metade da massa do Sol), e cujos planetas orbitam bem perto de si. O raio desses planetas varia entre 0,8 e 2,7 vezes o tamanho da Terra. O sistema ocupa apenas um décimo da chamada unidade astronômica, medida que crava a distância entre o nosso planeta e o Sol.
Galileu.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário