segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Névoa de poluição cobre Pequim

Imagem compara poluição em Pequim em 2010 e em 2013 (Foto: Jason Lee/ Reuters)Imagem mostra céu de distrito em Pequim em agosto de 2010 (superior) e nesta segunda-feira (inferior). 2013.


 De acordo com a BBC, a poluição atmosférica excessiva provocou uma onda de críticas da imprensa chinesa às autoridades, fenômeno raro no país. Numa demonstração incomum de unidade em criticar um problema doméstico preocupante, os meios de comunicação chineses estão dando destaque à cobertura do nível historicamente elevado de poluição.
Segundo o padrão da Organização Mundial de Saúde (chamado PM 2.5), a concentração média de partículas de poluição é de 25 microgramas por metro cúbico. Acima de 100, o nível já não é considerado saudável. Acima de 300, crianças e idosos devem permanecer em casa.
Dados oficiais apontaram que o nível de poluição no último sábado (12) passou de 400, enquanto detecções feitas por funcionários da Embaixada dos Estados Unidos mostraram poluição além de 800.
A OMS recomenda um nível diário de não mais do que 20 para esse tipo de partícula. Devido ao diâmetro reduzido, essas partículas podem entrar nos pulmões e sua inalação aumenta o risco de infecções respiratórias, câncer no pulmão e doenças cardíacas, entre outros problemas.
Nesta segunda-feira (14), os níveis baixaram para 350, segundo as autoridades do país. As escolas, no entanto, continuam fechadas.
 
Foto compara região de Pequim nesta segunda (14) e em 4 de fevereiro de 2012 (Foto: Ed Jones/AFP)
Foto compara região de Pequim nesta segunda (14) e em 4 de fevereiro de 2012.
G1
 

 
 

 

 
 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário