quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Curiosity começa trabalhar à noite

O Curiosity começou a trabalhar no período noturno. O objetivo é intensificar as pesquisas e fazer observações noturnas da região onde o jipe-robô está atualmente. A Nasa já divulgou as primeiras imagens feitas com a câmera instalada no braço robótico do Curiosity.
As fotos foram feitas logo durante a primeira vez que o jipe-robô usou a câmera com foco autoajustável batizada de Mars Hand Lens Imager (MAHLI). O ambiente foi iluminado por fontes de luz branca e ultravioleta que ficam no próprio equipamento.
Curiosity fotografou a rocha chamada de Sayunei, que fica em um local perto de onde a equipe planeja começar a usar o jipe-robô para perfurar uma rocha nas próximas semanas para obtenção de amostras. A câmera também usou uma iluminação ultravioleta para detectar a presença de minerais fluorescentes.
As duas fotos mostram uma superfície de aproximadamente três centímetros quadrados. A região da imagem foi raspada antes da sessão de fotos pela roda dianteira da Curiosity para tornar o material em análise livre de poeira, o que ajuda nas pesquisas da Nasa.
As fotografias ainda serão avaliadas pelos cientistas da Nasa envolvidos com a missão do Curiosity. Mas o objetivo dos pesquisadores durante os dois anos de missão do jipe-robô no planeta vermelho é encontrar evidências que indiquem se Marte já teve um ambiente capaz de suportar vida microscópica e se tem condições que preservaram os seus indícios.
Exame.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário