quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Nova sonda da Nasa investigará mistério lunar

Cabo Canaveral - Mais de 40 anos depois da última visita de astronautas da missão Apollo à lua, a NASA prepara o lançamento de uma pequena nave robótica para investigar uma das mais bizarras descobertas daqueles exploradores.
Eles relataram ter visto um brilho estranho no horizonte lunar logo antes do nascer do sol. O fenômeno, esboçado em seu caderno por Eugene Cernan, comandante da Apollo 17, era inesperado, já que a lua não tem uma atmosfera que pudesse refletir a luz do sol.
Os cientistas começaram a suspeitar que a poeira da superfície lunar estivesse eletricamente carregada e por algum motivo se erguesse do chão, uma teoria que será testada pelo Experimento de Atmosfera e Poeira Lunar, ou Ladee, na sigla em inglês.
O lançamento dessa nave está programado para 23h27 de sexta-feira (0h27 de sábado em Brasília) numa instalação da NASA na ilha Wallops, na Virgínia.
A sonda investigará, além da poeira, o tênue envelope gasoso em torno da lua, tão fino que parece exagero chamá-lo de "atmosfera" -- os cientistas usam o termo exosfera. Os cientistas acreditam que algumas das descobertas poderão explicar também os ambientes de Mercúrio, dos asteroides e de outros corpos.
Exame.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário