segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Conferência da ONU sobre o clima começou nesta segunda-feira

 
Começou nesta segunda-feira, em Varsóvia, na Polônia, a 19ª conferência do clima da ONU, a COP-10. Até o dia 22 de novembro, representantes de 192 países vão começar a discutir formas de se chegar a um acordo global sobre a redução das emissões de gases que provocam o efeito estufa. O acordo deverá ser assinado em 2015 em Paris e entrar em vigor em 2020, substituindo o Protocolo de Kyoto.
A última conferência sobre mudança climática, realizada em Doha no ano passado, definiu uma resolução para prolongar o período de compromisso do Protocolo de Kyoto até 2020. No entanto, alguns dos países mais poluidores, como Estados Unidos e China, não ratificaram a meta.
Até a aprovação do novo acordo, em 2020, o combate ao aquecimento global fica a cargo de metas voluntárias de alguns países e dos compromissos com o Protocolo de Kyoto. Esses planos de redução, porém, estão muito aquém do necessário, como mostrou o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) na semana passada. O Relatório sobre a Lacuna de Emissões apontou que, mesmo que todos os objetivos sejam cumpridos, a quantidade de CO2 lançada na atmosfera em 2020 deverá ficar oito a doze bilhões de toneladas acima do limite projetado como necessário para manter o aquecimento do planeta dentro de um limite de 2°C até 2100.

Nenhum comentário:

Postar um comentário