quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

As 10 grandes dúvidas em relação às mudanças climáticas

O mapa de cor da Nasa mostra onde a Terra esquentou mais (em vermelho) entre os anos 1951 e 2009 (Foto: Nasa)

1. O aquecimento global parou? Por que a Terra parou de esquentar?
As mudanças climáticas continuam acontecendo. As médias de temperatura anuais da atmosfera se estabilizaram nos últimos 10 a 13 anos. Isso tem a ver com um ciclo de aquecimento e estabilidade no planeta. O excesso de calor nos últimos anos foi absorvido pelos oceanos. Quando o ciclo terminar, segundo os cientistas, a temperatura da atmosfera volta a subir.
2. Se a Terra está esquentando, por que então Antártica não está derretendo?
3. Esse fenômeno de aquecimento não é natural? A Terra não passa por eras glaciais e períodos mais quentes mesmo?
A alternância entre as eras glaciais e os períodos mais quentes é provocada por oscilações na órbita da Terra. São chamados Ciclos Milankovitch. Essas variações ocorrem em intervalos de aproximadamente 100 mil anos. Segundo os cientistas, o aquecimento atual, da ordem de décadas, é muito rápido para ser explicado pela variação orbital. 
4. O planeta já não passou por períodos mais quentes? Durante a era medieval, não houve um momento em que fez mais calor do que agora? E quando a Groenlândia era verde?
5. O clima da Terra muda sempre. As espécies conseguem se adaptar a isso. Mesmo a Humanidade já se adaptou a transformações no clima. Por que temer agora?
As mudanças atuais, provocadas por nossas emissões de gases na atmosfera, são 10 vezes mais rápido do que o ritmo do aquecimento natural pós-eras glaciais. É muito acelerado para algumas espécies ou mesmo ecossistemas como florestas consigam se adaptar. No último período glacial, entre 50 mil e 14 mil anos atrás, as espécies conseguiram se deslocar no máximo 500 metros por ano. Agora o aquecimento será tão brusco que as plantas teriam de migrar mais rápido que isso
6. Quem garante que o aquecimento é provocado pelas atividades humanas. Isso não tem a ver com os ciclos de atividade solar?
Para os cientistas, a produção de calor do Sol deve diminuir até 2100. Mas isso provocaria uma redução de apenas 0,08 grau centígrado na temperatura média da Terra. Pouco diante do aumento de 2,5 a 7 graus previstos pelos cientistas que avaliam as mudanças climáticas.
7. Vários cientistas questionam o alarmismo das mudanças climáticas. Se não há consenso entre os pesquisadores, por que devemos nos preocupar?
?
8. O painel de cientistas da ONU, o IPCC, principal órgão científico que fala do aquecimento global, está desacreditado depois que publicou uma série de previsões erradas. Como acreditar nos cientistas?
Dos 3 mil a 4 mil dados levantados pelos pesquisadores no último IPCC de 2007, só um deles foi questionado. E nem foi para o relatório final. O próximo relatório, esperado para o fim de março, deve ter um grau de segurança ainda maior.
9. Por que devemos nos preocupar com mudanças climáticas que vão acontecer no futuro distante?
10. Tudo bem. As mudanças climáticas podem ser um problema sério. Mas evitá-las teria um custo impagável para a sociedade?
Época.com


                                                                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário