quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Térmicas fazem emissões do sistema elétrico disparar 500%

Emissões de gases efeito estufa

Calor excessivo e poucas chuvas castigam boa parte do país. Enquanto isso, as usinas termoelétricas atingem um pico histórico de carga nos dez primeiros dias do mês. Se o saldo econômico do uso intensivo dessa fonte de energia, mais cara que a geração de hidrelétricas, deixa o consumidor preocupado, o preço para o meio ambiente também deve ser motivo de atenção.
No Brasil, o acionamento recorrente das usinas térmicas  acarretou num aumento de quase 500% nas emissões de gases efeito estufa do setor elétrico, segundo o  engenheiro florestal e consultor para florestas e clima do Ministério do Meio Ambiente, Tasso Azevedo.
Segundo os cálculos do especialista, as emissões da energia gerada e distribuída por meio do Sistema Integrado Nacional (SIN)  saltaram de 10,7 milhões de tCO2 (tonelada equivalente de CO2) em 2009 — quando foi instituída a Política Nacional sobre a Mudança do Clima — para 51 milhões tCO2 em 2013.
“É um aumento expressivo, levando em conta que o Brasil tem o compromisso de diminuir suas emissões”, avalia Azevedo.
Essa alta, segundo ele, compromete o desempenho ambiental brasileiro. O especialista explica que as mudanças climáticas levam a um maior período de estiagem e, com a falta de chuva, os reservatórios entram em crise, o que leva ao acionamento de termelétricas, que são poluentes. "No final, elas só retroalimentam os nossos problemas", resume.
Alternativas
Azevedo aposta na energia solar fotovoltaica distribuída como uma alternativa às térmicas, e até mesmo à nossa fonte mais tradicional.
“Para o Brasil, a solução não é construir hidrelétricas, mas investir na distribuição de solar fotovoltaica distribuída. Ela diminuiria as contas de luz e tem um valor competitivo em relação ao que está sendo pago com as usinas termoelétricas. Além de ser uma fonte limpa de energia”, defende Azevedo.
“É um sistema de energia que pode ser instalado em poucos meses. Faz sentido, pois os principais picos de consumo passaram a ocorrer entre 14h e 16h, coincidindo com o horário de maior insolação. Quanto maior o calor e a demanda, mais energia solar teria disponível”, conclui.
Exame.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário