quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Seca pode tornar Amazônia uma megafonte de emissão de CO2

Amazônia

Com suas extensas florestas tropicais, a Amazônia desempenha um papel fundamental no sistema climático da Terra, funcionando como um sumidouro de carbono. Suas árvores absorvem dióxido de carbono (CO2) da atmosfera através da fotossíntese e o armazenam.
Mas quando as condições locais mudam, as florestas tropicais podem se tornar uma fonte emissora de gás efeito estufa. É o que mostra um estudo publicado na nova edição da revista científica Nature, em matéria de capa.
Na pesquisa, os cientistas compararam o balanço de carbono na Amazônia entre 2010, um ano excepcionalmente seco na região, e 2011, que foi particularmente úmido e chuvoso.
Durante a estação seca de 2010, a floresta perdeu 480 milhões de toneladas de carbono, ao passo que no ano seguinte, a Amazônia absorveu tanto carbono, quanto liberou.
Nas estações secas, os incêndios na floresta representaram um fator significativo na liberação de carbono. Mas quando o efeito dos incêndios foi removido dos resultados, o estudo descobriu que a floresta foi neutra em carbono mesmo durante a seca. Porém, absorveu 250 milhões de toneladas de carbono ao longo do ano úmido.
Mas são apenas os incêndios que diminuem o papel de sumidouro da floresta. O estudo sugere que a diferença entre os anos secos e húmidos também pode ser explicada por mudanças na taxa de fotossíntese.
Durante as secas, as plantas ficam estressadas e a taxa de fotossíntese diminui, absorvendo menos CO2 da atmosfera.
A pesquisa, baseada em dois anos de medições, não traz respostas conclusivas sobre o balanço de carbono na floresta. É necessário mais tempo e uma maior área de observação para traçar uma tendência do bioma.
Mas os resultados já deixaram claro que a humidade tem um papel importante na determinação do equilíbrio de carbono amazônico.
Com isso, o estudo levanta novas dúvidas importantes de serem estudadas rumo a um futuro assombrado pela altas nos termômetros.
Os cientistas temem que se a tendência recente de queda extrema na precipitação persistir,  a maior floresta tropical do mundo deixe de ser um sumidouro líquido de carbono para tornar-se uma fonte, o que poderia agravar o efeito estufa e o aquecimento global.
Exame.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário