quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Nasa quer fazer água e oxigênio na Lua



Até 2018, a Nasa quer ter colocado um veículo de exploração espacial na superfície da Lua. Ele será capaz de extrair hidrogênio, água e oxigênio do solo do satélite, segundo a Wired.
A missão, batizada de RESOLVE, na sigla em inglês, vai pegar punhados de terra lunar e aquecê-los até uma temperatura em que hidrogênio, oxigênio e vapor de água possam escapar. Os dois componentes poderão então ser combinados para formar água.
Uma experiência semelhante será realizada na próxima sonda para Marte. No entanto, a versão marciana vai extrair dióxido de carbono da atmosfera, filtrando o pó, e, em seguida, processando o CO2 em oxigênio.
Ambas as missões são os primeiros experimentos na ciência da terraformação — nome dado ao processo de transformar a atmosfera e temperatura de um corpo celeste sólido até deixá-lo em condições adequadas para suportar um ecossistema com seres da Terra.
Se os experimentos forem bem-sucedidos, futuras missões podem envolver um processo de industrialização, o que, eventualmente, nos permitirá beber água marciana e respirar ar lunar.
Galileu.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário