sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Ventos alísios frearam aquecimento global temporariamente nos últimos 12 anos


Um aumento sem precedentes dos ventos alísios no Pacífico reprimiu o aquecimento climático nos últimos 12 anos, mas os efeitos do fenômeno são temporários e as temperaturas voltarão a subir, segundo um estudo publicado em Sydney.
O forte aumento dos ventos alísios das Américas em direção ao oeste do Pacífico, na região do Equador, fortaleceu o movimento das águas oceânicas, de acordo com o estudo de uma equipe de cientistas australianos publicado na revista Nature Climate Change.
Se os ventos sopram com vigor particular, a água quente que se acumula começa a convergir para o interior do mar", explica o coordenador do estudo, Matthew England.
"De certa maneira, isto contém na superfície do oceano a energia que desprende o gás de efeito estufa e o que provocou o hiato (no processo de aquecimento climático)", completou.
"Esta pausa no aquecimento da temperatura na superfície não significa que o aquecimento global parou", destacou o cientista.
"Vemos que o gelo ártico derrete a um nível recorde. As superfícies geladas nos continentes também derretem rapidamente e a temperatura dos oceanos continua aumentando", disse.
"Quando os ventos alísios desaceleram ou param, a absorção do calor pelos oceanos se reverte e acontece então o efeito inverso, um excedente de calor na atmosfera", conclui England.

Nenhum comentário:

Postar um comentário