LONDRES - Sem o conhecimento da maioria de nós aqui na Terra, um grande asteroide, do tamanho de um ônibus de dois andares, passou rapidamente por nosso planeta durante o fim de semana.
Dias depois de ser observado pelos astrônomos, a rocha espacial passou a cerca de 300 mil quilômetros da Terra, segundo o site Space.com, dentro da órbita da Lua.
O asteroide, conhecido como HL 129, tem cerca de 7,6 metros de comprimento e sua maior aproximação com a Terra foi às 4h13m (no horário de Brasília) no sábado.
Astrônomos da equipe de pesquisas de Mount Lemmon, no Arizona (EUA), viram a rocha espacial pela primeira vez no sábado. Cientistas da Nasa e pesquisadores do mundo inteiro fizeram uma vigília constante da trajetória potencialmente perigosa do asteroide, que poderia chocar-se com a Terra, provocando graves consequências.
O ex-astronauta Ed Lu afirmou, no início do ano, que era apenas uma questão de “sorte cega” que o planeta não tenha sido atingido um golpe catastrófico de um asteroide.
- Embora muitos grandes asteroides com o potencial de destruir países ou continentes inteiros já tenham sido detectados, menos de 10 mil dos mais de 1 milhão deles já foram identificados por observatórios terrestres - afirmou. - Como nós sabemos quando ou onde estes grandes impactos podem ocorrer, a única coisa que evita o choque com estas grandes rochas espaciais é uma sorte cega.
Em 2013, cerca de mil pessoas foram feridas após a explosão de um asteroide na cidade russa de Chelyabinsk.
O Globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário