sexta-feira, 16 de maio de 2014

Geleira condenada na Antártica pode elevar o mar em 1,2 metros


Mapa das geleiras no Mar de Amundsen, na Antártica. As áreas em vermelho mostram onde a retração está mais acelerada (Foto: Nasa)
Duas pesquisas divulgadas esta semana concluem que as geleiras do Mar de Amundsen, na Antártica, estão condenadas a desmoronar no mar. Uma delas contribuiria sozinha para um aumento de 1,2 metro no nível dos oceanos.
O primeiro estudo usou informações de satélite da Nasa e fotos aéreas para medir a retração das geleiras na região. O outro usou modelos de computação para comparar observações dos derretimentos recentes e projetar cenários futuros. Ambos os estudos concluem que as placas de gelo ao redor do Mar de Amundsen começaram a desmoronar de forma irreversível e irão desaparecer em algumas centenas de anos.
A região do Mar de Amundsen é uma das áreas mais vulneráveis ao aquecimento global na Antártica. Lá, as geleiras derretem num ritmo acelerado. O mapa acima mostra quanto o derretimento acelerou entre 1996 e 2008. O ritmo de retração das geleiras é medido em quilômetros por ano. As áreas marcadas em vermelho mostram os trechos das geleiras onde o derretimento está se acelerando mais.
O primeiro estudo, que mediu o derretimento das geleiras, é do glaciologista Eric Rignot, da Universidade da Califórnia e da Nasa. Ele e sua equipe identificaram, usando técnicas de satélite, os pontos onde as geleiras estão ancoradas na rocha. Essas geleiras têm mais de mil metros de espessura. Elas desmoronam porque a água quente do oceano entra por baixo dos blocos de gelo, fundindo as ligações com a rocha. A água também reduz a fricção do gelo com a rocha, ajudando a geleira a correr mais rápido para o mar. Na medida que a geleira derrete, fica mais fina, flutua mais fácil, e a água entra mais fundo para quebrar mais pedaços de gelo que estão presos às rochas. A pesquisa foi publicada na revista científica Geophysical Research Letters.
O outro estudo, que fez as modelagens por computador, foi coordenado pelo físico Ian Joughin da Universidade de Washington. Segundo seus cálculos, uma das geleiras, a Thwaites, seguindo no ritmo atual, está condenada a cair em alguns séculos. Ela sozinha seria capaz de elevar em 1,2 metro o nível do mar no mundo todo, segundo o blog Earth Observatory da Nasa. O estudo foi publicado na revista Science.
O Mar de Amundsen fica na Antártica Ocidental. É o trecho do continente mais afetado pelas mudanças climáticas. A Antártica Oriental, que guarda a maior parte do gelo, vem resistindo melhor ao aquecimento do planeta. Estudos com períodos anteriores de aquecimento da Terra mostram que a Antártica leva mais tempo para derreter.
Época.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário