quarta-feira, 28 de maio de 2014

Derretimento no Ártico cria novos deslocamentos de espécies


Degelo cria novas rotas que propiciam intercâmbio de espécies
Foto: AFP

Pela primeira vez em cerca de 2 milhões de anos, o mar de gelo derretido do Ártico está conectando o Norte dos oceanos Atlântico e Pacífico. As novas ligações deixam as costas do Ártico vulneráveis ​​a uma grande onda de espécies que podem se delocar por aquela região, segundo biólogos do Smithsonian Environmental Research Center.
Enquanto novas oportunidades para a extração dos recursos naturais do Ártico e do comércio interoceânico são altos, navios comerciais, muitas vezes, inadvertidamente, podem levar estas espécies invasoras para o local. Organismos de portos anteriores podem agarrar-se a parte inferior dos seus cascos ou serem bombeados para tanques de água internos. Agora que a mudança climática tem dado a navios uma nova e mais curta maneira para atravessar entre os oceanos, a presença destas novas espécies está aumentando.
“(O efeito da) Expedição no Ártico é uma virada de jogo que se desenrolará em uma escala global”, disse o principal autor Whitman Miller. “A atração econômica do Ártico é enorme. Quer se trate de um maior acesso as ricas reservas de recursos naturais da região ou por um fluxo comercial mais rápido e mais barato na região. Se nada for feito, essas atividades irão alterar vastamente o intercâmbio de espécies, especialmente em todo o Ártico, ao norte do Atlântico e ao norte dos oceanos Pacífico”.
O Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário