quinta-feira, 22 de maio de 2014

Bactérias sobrevivem até uma semana em aviões, diz estudo

Avião

Bactérias que causam doenças podem sobreviver por até uma semana em um avião, afirmaram cientistas no encontro anual da Sociedade Americana de Microbiologia, nesta terça-feira.
Em um estudo de dois anos, pesquisadores da Universidade de Auburn, nos Estados Unidos, aplicaram as bactérias MRSA (sigla em inglês para Staphylococcus aureus resistente à meticilina), causadora de infecções na pele, e a Escherichia coli, que causa vômito e cólicas abdominais severas, em apoios para braços, bolsos de assentos e outras superfícies normalmente tocadas por passageiros, como bandejas plásticas, dispositivos metálicos de banheiros e cortinas de janelas, fornecidos por uma companhia aérea.
Em seguida, expuseram esses materiais a condições de temperatura e umidade típicas de um avião. Eles detectaram que a MRSA sobreviveu por 168 horas, ou seja, sete dias, no bolso de um assento. Já a Escherichia coli durou 96 horas, ou quatro dias, em um apoio de braço.
"Nossa análise evidencia que as duas bactérias podem sobreviver durante dias nas superfícies estudadas, especialmente em materiais porosos", disse o líder da pesquisa, Kiril Vaglenov. "Os viajantes precisam estar cientes do risco de contrair ou espalhar uma doença para outros passageiros e praticar uma boa higiene pessoal."
Os cientistas estão realizando experiências com outras bactérias, como as que causam tuberculose, assim como métodos de limpeza que poderiam combatê-las.
Veja.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário