A organização CarbonStory achou uma forma de mostrar para as pessoas como o aquecimento global é grave.
Eles usaram o Google Maps para mostrar o que vai acontecer com as cidades ao redor do mundo caso o nível dos oceanos subam muito (por causa do derretimento das calotas polares). Para isso, lançaram o site World Under Water (Mundo Embaixo D’Água, em tradução).
O site coloca para que o internauta possa ver como 12 cidades ao redor do mundo ficariam com o aumento no nível dos oceanos. Entre as cidades estão Singapura, Nova York, Londres, Barcelona, Dubai e Rio de Janeiro.
Além das cidades sugeridas, é possível colocar qualquer endereço do Google Maps para ver como o local ficaria.
O site adiciona 1,8 metro de água às paisagens das cidades. O problema é que o método não é muito exato. Qualquer que seja o local (estando a mil metros de altitude ou no nível do mar), a camada de água é a mesma.
Na paisagem do Rio de Janeiro sugerida pelo site, por exemplo, é possível ver a base do Cristo Redentor coberta por água. O Corcovado (morro sobre o qual o monumento é construído) tem 710 metros de altura.
Para que os quase 2 metros da base do Cristo Redentor fossem cobertos de água, seria preciso um aumento de 712 metros no nível do Oceano Atlântico.
Apesar do resultado estranho, a motivação do projeto é nobre. De acordo com o site, 23% da população mundial vive em regiões costeiras. Pesquisadores têm registrado um aumento de centímetros no nível dos oceanos por ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário