domingo, 25 de setembro de 2011

Catalunha dá adeus às touradas

Os fanáticos pelas touradas viram pela última vez neste domingo, (25), uma apresentação, antes que a proibição ao esporte entre em vigor na região da Catalunha, no nordeste da Espanha.
Uma lei regional proibiu no ano passado a tradição secular – que coloca um “matador” armado com uma espada, em trajes brilhantes, e capa vermelha contra um touro enfurecido –, depois que os catalães assinaram uma petição.

O setor das touradas ainda está convencido de que tem uma chance de derrubar a proibição e trazer na próxima temporada os “toros” de volta para a Catalunha, a única região da Espanha que proibiu o esporte – ou a arte, como seus fãs a enxergam.
Dezoito mil pessoas lotaram o Monumental, a única praça de touros ainda em atividade na Catalunha. Os ingressos foram esgotados para a corrida, da qual tomou parte o matador madrilenho José Tomás, que se aposentou em 2002, mas realiza raras aparições desde 2007.

Mesmo que o lobby pró touradas consiga reabrir o Monumental, a cada ano menos espanhóis vão às praças de touros.
O número de touradas encolheu 34% entre 2007 e 2010, segundo dados oficiais. A praça Las Arenas, de Barcelona, fechou nos anos 1970 virou shopping.
Fonte: Estadão.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário