quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Uma erupção artificial contra o aquecimento global

Cientistas estudam lançar partículas na atmosfera, como ocorrem com os vulcões para reduzir a temperatura do planeta.
Em junho de 1991, o Monte Pinatubo, nas Filipinas, entrou em erupção (imagem à esquerda). Nos dois anos seguintes, a temperatura da Terra caiu cerca de 0,5ºC.
Pesquisadores britânicos pretendem recriar esse efeito simulando o lançamento de partículas na estratosfera, de acordo com anúncio realizado nesta quarta-feira (13) no Festival Britânico de Ciência. O material na atmosfera refletiria uma pequena porcentagem da radiação solar, o que contribuiria para o resfriamento da Terra.
O primeiro teste para o desenvolvimento dessa tecnologia será com um balão e um duto flexível de 1 km. Os cientistas vão bombear água para o balão para testar o design do equipamento e os efeitos do vento. No ano que vem, se tudo correr dentro do previsto, haverá mais testes com a distância de 1 km. Por fim, eles deverão desenvolver um duto de 20 km, com estrutura para bombear sulfatos e partículas de aerossol para um balão gigantesco.
A pesquisa para simular os efeitos de um vulcão na atmosfera faz parte do projeto Spice (injeção de Partículas Estratosféricas para Engenharia Climática, na sigla em inglês).
A iniciativa envolve as universidades de Bristol, Cambridge, Edinburgh e Oxford.
Fonte: Época.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário