sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Gelo Ártico recua ao segundo nível mais baixo

Calota polar foi reduzida a 4,33 milhões de km², maior apenas que área estimada em 2007, de 4,27 milhões de km².
O gelo na região do Ártico registrou entre os meses de junho e setembro (verão no Hemisfério Norte) o segundo menor nível desde que as medições via satélite começaram na década de 1970. A calota polar recuou a 4,33 milhões de km² em 9 de setembro.
A informação, do Centro Nacional de Dados da Neve e Gelo (NSIDC, na sigla em inglês), nos EUA, é baseado em dados preliminares - e os cientistas temem que o balanço consolidado, que será publicado em outubro, revele um cenário ainda pior. Isso porque, de acordo com o centro americano, ventos do final da estação podem afetar os pedaços soltos de gelo, diminuindo ainda mais a área de cobertura da calota.
Os números do NSIDC confirmam a pior década desde que os dados começaram a ser coletados. O nível mais baixo na história das medições foi registrado em 2007: 4,27 milhões de km².
A calota polar tem um papel importante na regulação do clima da Terra por refletir a luz do Sol, mantendo a temperatura baixa. De acordo com o NSIDC, a cobertura de gelo que flutua no Oceano Ártico está 50% menor do que há quatro décadas e diminui a uma taxa de 11% por década.
Fonte: Veja.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário