quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Um novo Centro de Poder dos Maias

Um estudo recente do arqueólogo Rodrigo Liendo, da Universidade Autônoma do México (Unam), revela que a cidade de Palenque, sítio maia localizado no atual estado de Chiapas, no sul do México, pode ter sido um dos mais importantes centros de poder dessa civilização. A análise de uma nova base de dados sobre o local revela que a cidade dominou cerca de 680 povoados entre os anos 750 e 850 d.C.
Segundo o arqueólogo, ainda não é possível saber que tipo de organização política permitiu o controle dos assentamentos vizinhos pelos senhores de Palenque, mas ele afirma que as novas investigações ajudam a entender como as comunidades rurais se relacionavam com centros urbanos maiores na região.
Recentemente, foram restauradas peças arqueológicas importantes encontradas na cidade, como o painel do Templo da Cruz, que mostra a cena do ritual de coroação de Kinich Kan B'ahlam, um dos reis locais, e a máscara funerária da Rainha Vermelha, feita de jade e figuras de argila que representam a dinastia de Palenque.
Fonte: História Viva

Nenhum comentário:

Postar um comentário