quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Cientistas criam mini robô capaz de viajar pela corrente sanguínea

No filme "Viagem Fantástica", um submarino com médicos foi miniaturizado para que pudesse viajar no interior do corpo de um homem e salvá-lo de um coágulo no cérebro.
Ficção? ERA! pois agora pesquisadores da Universidade do Estado da Pensilvânia fizeram algo parecido - só que sem as pessoas e o submarino.
Eles criaram um robozinho com um motor microscópio de autopropulsão capaz de viajar pelos vasos sanguíneos do corpo humano fazendo reparos ou aplicando medicamentos ao longo do caminho. O motor é feito de esferas com menos de um micrômetro de tamanho (o que corresponde a um centímetro dividido por 10.000). Essas esferas têm um lado feito de ouro e outro lado de sílica (ou dióxido de silício). Para transformá-las em motores, foi usado um catalizador para induzir reações químicas que dão origem a polímetros (macromoléculas formadas a partir de unidades menores chamadas monômeros).
Quando as esferas são mergulhadas em um solvente específico, esse catalizador gera um polímero com os monômeros do produto químico. Como geralmente há muito mais moléculas solitárias (ou seja, que não estão em um polímero) ao redor do lado de ouro da esfera do que lado de sílica, cria-se um gradiente osmótico. Na osmose, os fluídos sempre passam de uma região com muitas partículas para uma região com menos partículas, certo? Assim, o solvente acaba indo para o lado de ouro da esfera, fazendo com que toda ela se mova. Ufa!
Os cientistas fizeram um teste usando um gel para provar que o robozinho é capaz de ir deixando um rastro dessa substância à medida que se move. Essa é uma tecnologia que dispensa fontes de energia externa e permite realizar várias tarefas dentro da corrente sanguínea, como destruir células tumorais ou enviar medicamento para órgãos específicos com mais rapidez, por exemplo.
A ideia é ótima. Será que vai funcionar mesmo???
Fonte: Superinteressante.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário