terça-feira, 27 de setembro de 2011

Evaporação das árvores resfria o clima global, diz estudo

O papel da evaporação das plantas no resfriamento do clima é tema antigo de debate dos pesquisadores. Agora, um novo estudo do Departamento de Ecologia Global da Carnegie Institution, nos Estados Unidos, concluiu o que muitos já suspeitavam: a evaporação das árvores ajuda a resfriar a Terra. E não só os arredores dos bosques, mas a atmosfera como um todo. O estudo, publicado na Environmental Research Letters do último dia 14, ressalta a importância das florestas no combate ao aquecimento global.
Com a ajuda de modelos climáticos, os pesquisadores descobriram que o aumento da evaporação tem um efeito de resfriamento sobre o clima do planeta. Quanto mais vapor, maior é a tendência de formação de nuvens baixas na atmosfera. Elas refletem os raios solares de volta ao espaço e contribuem para diminuir as temperaturas.
“A evaporação da água das árvores e dos lagos em parques urbanos, como o Central Park, em Nova Iorque, não só ajudar a manter nossas cidades mais frescas, mas também a manter todo o planeta resfriado”, afirma Ken Caldeira, um dos responsáveis pelo estudo. “Precisamos melhorar nossa compreensão de como nossas atividades diárias podem conduzir mudanças no clima local e global”.
Fonte: Época.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário