sexta-feira, 25 de maio de 2012

Cápsula Dragon se acopla à Estação Espacial Internacional

Deu tudo certo:
A cápsula Dragon, da empresa americana SpaceX, se acoplou nesta sexta-feira às 13h02 (horário de Brasília) à Estação Espacial Internacional (ISS), conforme anúncio da Nasa. É a primeira nave de uma commpanhia privada a chegar à estação.
"Havia muitas coisas que podiam ter dado errado e deram certo", disse o multimilionário Elon Musk, dono da SpaceX, a jornalistas, após o fim da manobra de acoplamento. "É um grande dia para o país e para o mundo. Isto realmente vai ser reconhecido como um significativo passo histórico nas viagens espaciais."
A cápsula reutilizável e não-tripulada levou 521 quilos de materiais de abastecimento para a ISS e deve retornar à Terra com outros 660 quilos de equipamentos científicos em 31 de maio.
Comemoração no Twitter — O sucesso da manobra arrancou aplausos nos centros de controle da ISS, em Houston, e da SpaceX, em Hawthorne, Califórnia.
"A Dragon é capturada pela ISS! Simplesmente incrível", escreveu Musk no Twitter. "Tudo correu muito bem", disse um analista da Nasa, acrescentando que a tripulação da ISS, atualmente seis membros, logo começará a trabalhar para compensar a pressão entre as duas naves.
abertura da escotilha entre a estação e a Dragon está prevista para as 7 horas (de Brasília) deste sábado, permitindo a descarga e a recarga de equipamentos nos próximos dias.
A cápsula foi lançada com sucesso na terça-feira, depois de uma tentativa frustrada na madrugada do último sábado. O lançamento foi feito de Cabo Canaveral, Flórida, em um foguete Falcon 9 da Space X.
"Estamos no limiar de uma nova era de exploração espacial, na qual as empresas comerciais desempenham um papel muito maior", disse Musk à imprensa antes do lançamento da Dragon, comparando este momento do transporte espacial à expansão da internet em meados dos anos 1990.
A Nasa conta com o setor privado para tomar o lugar das naves e ônibus espaciais — o último deles voou em julho de 2011 —, para começar, já em 2012, a transportar carga e astronautas à ISS com menor custo. Desde que os Estados Unidos aposentaram sua frota de ônibus espaciais, apenas Rússia, Japão e Europa tinham meios de transportar carga até a ISS.
Veja.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário