Um estudo científico publicado na quarta-feira (16), revela que os Himalaias, uma das zonas de biodiversidade mais ricas do mundo, estão aquecendo mais depressa que o restante do mundo.
A pesquisa, conduzida pela Universidade de Massachusetts e pelo Fundo Ashoka para Pesquisa de Ecologia e Ambiente (ATREE), em Bangalore, na Índia, aponta que a temperatura média durante um período de 25 anos (1982-2006) nos Himalaias aumentou em 1.5 Cº. Os pesquisadores afirmaram que o aumento da temperatura na região é três vezes maior que aquele observado globalmente durante o mesmo período.
“Nosso estudo reafirmou que os Himalaias estã de fato experimentando uma rápida mudança do clima e mudanças associadas em diversas eco-regiões,” disse Uttam Babu Shrestha, principal autor do trabalho.Segundo ele, habitantes da região estão observando mudança nos padrões de crescimento das plantas.
Segundo o estudo, o início médio da estação de crescimento das plantas parece ter avançado em 5 dias no período examinado. “Grande parte das discussões recentes sobre a mudança de clima na área são dominadas pela extensão do derretimento das geleiras. Mas as mudanças nos dois parâmetros mais críticos do clima, temperatura e precipitação, ainda não foram plenamente analisados,” disse Kamaljit S Bawa, presidente do ATREE e professor da Universidade do Massachusetts. De acordo com os pesquisadores, um aquecimento tão súbito irá afetar a vida selvagem, a biodiversidade e a sobrevivência de comunidades dos Himalaias em um futuro próximo, relata o Economic Times, da Índia.
National Geographic
Nenhum comentário:
Postar um comentário