quarta-feira, 16 de maio de 2012

Vênus transita em frente ao Sol em junho e poderá ser visto da Terra

O planeta Vênus vai poder ser visto da Terra no próximo mês, enquanto passa em frente ao Sol. Somente em 2117 tal fenômeno vai ocorrer novamente, de acordo com artigo publicado no periódico Nature nesta quarta-feira (16). O astrônomo Jay Pasachoff, da Williams College, nos Estados Unidos, afirmou que o terceiro menor planeta do sistema solar deve passar diante do Sol entre 5 e 6 de junho.
Apesar de Vênus ser visível a partir da Terra em poucas ocasiões, Pasachoff acredita que, neste ano, a visualização seja melhor que a de 2004, já que a atividade solar é mais intensa agora. Os pesquisadores aproveitam fenômenos deste tipo para testar novas técnicas e métodos de visualização de planetas distantes da Terra.
"Os cientistas de hoje enviam sondas espaciais a outros planetas para uma apuração mais detalhada, mas a observação desses fenômenos a partir da Terra nos proporciona uma informação única e nos dá a oportunidade de melhorar nossos métodos de busca a exoplanetas", explicou Pasachoff. O satélite da Nasa ACRIMSAT vai registrar imagens do fenômeno.
Desde o século XVII, quando foram inventados os primeiros telescópios, Vênus se deslocou pela frente do Sol em seis ocasiões (1639, 1761, 1769, 1874, 1882 e 2004). Em todos eles, os cientistas realizaram centenas de estudos e medições com o objetivo de resolver um dos maiores mistérios da astronomia da época: calcular a distância entre a Terra e o Sol.
Pasachoff reconheceu que é cedo para saber como o fenômeno vai ajudar no estudo dos trânsitos no Sistema Solar, mas ressaltou que esses deslocamentos são raros e não devem ser desperdiçados. "Devemos isso aos futuros astrônomos, especialmente para aqueles que observarão o fenômeno em 2117", disse o astrônomo.
Época.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário