quinta-feira, 31 de maio de 2012

Nova York planeja proibir venda de bebidas açucaradas

A prefeitura de Nova York proibirá a venda de garrafas e copos de refrigerantes e bebidas açucaradas maiores do que 0,48 litro em restaurantes, cinemas e carrinhos de comida, na medida mais ambiciosa do prefeito Michael Bloomberg para combater o avanço da obesidade. Estima-se que cerca de metade da população adulta da cidade é obesa e as bebidas açucaradas são consideras uma das maiores ameaças à manutenção do peso e da saúde.
“Obesidade é um problema de ordem nacional e, por todo os Estados Unidos, autoridades de saúde pública estão torcendo as mãos e dizendo: ‘Isso é terrível’”, disse Bloomberg na quarta-feira (30). “Nova York não é sobre torcer suas mãos, é sobre fazer alguma coisa. Acho que é isso o que o público quer que o prefeito faça”, declarou.
Segundo o jornal New York Times, a proibição da venda de qualquer copo ou garrafa de bebida açucarada com mais de 16 onças fluidas (cerca de 480 ml) deve entrar em vigor em março de 2013. A medida não se aplica a refrigerantes dietéticos, sucos naturais, bebidas lácteas e alcoólicas, e não se estenderá aos produtos vendidos em supermercados e lojas de conveniência.
Para ser aprovada, a proposta precisa passar pelo Conselho de Saúde, mas a aceitação é considerada provável porque seus membros foram todos indicados por Bloomberg. Ainda, o presidente do Conselho, Thomas Farley, é o comissionário municipal de saúde, que estava junto do prefeito no apoio à medida nesta quarta, afirmou o New York Times.
Em seu mandato, Bloomberg fez da saúde pública uma de suas prioridades e defendeu uma serie de regulações tidas como agressivas, como as proibições de fumar em restaurantes e parques, contra a gordura trans artificial em refeições de restaurantes e uma exigência para os quadros de inspeção de saúde serem colocados nas janelas dos restaurantes.
Obesidade
Nos últimos anos, os refrigerantes foram combatidos na batalha das autoridades americanas para deter o avanço da obesidade. Em todo o país, distritos escolares baniram sua venda nas escolas e algumas cidades proibiram a venda de refrigerantes em edifícios públicos.
Nos EUA, os níveis de obesidade da população dobraram nos últimos 20 anos. Segundo o Departamento de Saúde e Higiene Mental da Cidade de Nova York (New York Health), a obesidade na cidade é epidêmica. Mais da metade dos novaiorquinos são obesos (22%) ou estão acima do peso (34%). Ainda, dados informam que a obesidade começa na infância, pois um entre cinco alunos do maternal são obesos. Será que esta moda pega???
Jornal do Brasil 

Nenhum comentário:

Postar um comentário