terça-feira, 8 de outubro de 2013

Cientistas da "Partícula de Deus" conquistam o Nobel de Física

Os cientistas François Englert, belga, de 81 anos, e Peter W. Higgs, britânico, de 84, são os vencedores do Prêmio Nobel de Física 2013. A Real Academia Sueca de Ciências divulgou nesta terça-feira (8) os nomes dos premiados. Eles foram escolhidos pelo desenvolvimento de pesquisas sobre a teoria que explica como as partículas adquirem massa.
A teoria premiada é parte central do Modelo Padrão da Física de Partículas, que descreve como o mundo é construído. De acordo com o Modelo Padrão, tudo, desde flores, pessoas e até estrelas e planetas, é composto pelo que podem ser considerados blocos de construção: partículas de matéria. As partículas são comandadas por forças mediadas por partículas de força, que se certificam de que tudo funciona como deveria.
Em 1964, Englert e Higgs propuseram a teoria de forma independente. Em 2012, as pesquisas dos cientistas foram confirmadas a partir da descoberta de uma chamada partícula identificada por Higgs em pesquisas em Genebra, na Suíça. 
O Modelo Padrão de Física também repousa sobre a existência de um tipo especial de partícula: a Higgs. A partícula se origina de um campo invisível que preenche todo o espaço. Mesmo quando o universo parece vazio, o campo está presente. Sem a partícula Higgs, não há existência, pois é a partir do contato com o campo que as partículas adquirem massa . A teoria proposta por Englert e Higgs descreve esse processo. A referida partícula ficou conhecida como o "bóson de Higgs" ou, ainda, "partícula de Deus".  
Englert e Higgs receberam em 2013 o prêmio Príncipe de Astúrias de Pesquisa. Englert nasceu em 1932 em e trabalha na Universidade Livre de Bruxelas (Bélgica), enquanto Higgs nasceu em 1929 e leciona na Universidade de Edimburgo (Reino Unido).
Nesta quarta será divulgado o vencedor do Nobel de Química; na quinta-feira, de Literatura; na sexta, da Paz; e na segunda-feira, de Economia. 
Os escolhidos receberão os prêmios em dezembro, em cerimônias em Estocolmo e em Oslo no dia 10, aniversário da morte do fundador, Alfred Nobel, em 1896.
Época.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário