segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Nações Unidas criarão plano de defesa contra asteroides

 Planeta Terra ganhará em breve um grupo de defesa contra asteroides. A iniciativa será liderada pela ONU, que aprovou em Assembleia Geral medidas para proteger o planeta de objetos errantes.
 

Entre os pontos principais desse plano está a criação de um Grupo de Alerta Internacional Para Asteroides. Caso seja identificada uma ameaça, o Comitê Para Usos Pacíficos do Espaço coordenaria uma missão para lançar uma nave e destruir o objeto. As informações são da Scientific American.
A ideia do plano é permitir que os países compartilhem informações sobre objetos espaciais perigosos, evitando que episódios como o de fevereiro, em que um asteroide atingiu a Rússia de surpresa, não se repitam. Atualmente, não há uma agência com a tarefa específica de atacar ameaças desse tipo.
O astronauta Ed Lu, da Associação de Exploradores Espaciais (ASE na sigla em inglês), é um dos pioneiros da iniciativa.
"Há 100 vezes mais asteroides lá fora do que o número já encontrado", diz Lu. "Há cerca de 1 milhão de asteroides grandes o bastante para destruir a cidade de Nova York ou maiores. Nosso desafio é encontrar esses asteroides antes que eles nos encontrem."
Exame.com
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário