quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Estátua de Ramsés II com mais de 3 mil anos é encontrada no Egito

Uma equipe de arqueólogos, composta por egípcios e alemães, descobriu uma estátua de Ramsés II, com mais de três mil anos de antiguidade, no templo da deusa Bastet, na província de Sharqiya, no norte do Egito.
A figura, que data da XIX dinastia (entre o 1.295 e o 1.186 a.C.), mede 1,95 metro de comprimento por 1,60 de largura e é de rocha vermelha, informou nesta quinta-feira o ministro egípcio de Antiguidades, Mohammed Ibrahim, em comunicado.
Na parte de atrás, a figura tem inscrições hieroglíficas com o nome de Ramsés II, um dos faraós do Império Novo, pertencente a 19ª dinastia, e de vários deuses.
A peça foi achada durante escavações ao leste do Grande Templo, como também é conhecido o santuário de Bastet, representada com a forma de gato e protetora do lar, a 85 quilômetros ao nordeste do Cairo.
O templo se encontra na colina de Bubastis, que, segundo Ibrahim, é uma das jazidas mais antigas do país, já que nele se descobriram artefatos que se remontam à dinastia IV (2.630-2.500 a.C.).
As autoridades egípcias acreditam que estes últimos descobrimentos, junto a outros anteriores na região, dão novas pistas para encontrar ali outro templo da época do Império Novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário