terça-feira, 24 de agosto de 2010

Cai a árvore que inspirou Anne Frank

A castanheira que inspirava a jovem Anne Frank enquanto ela se escondia de nazistas durante a Segunda Guerra Mundial foi derrubada pelo vento e pela forte chuva que atingiram Amsterdã, Holanda, nesta segunda-feira. A planta já estava apodrecendo pelo tronco, fato que levou o governo local à decisão de cortá-la em 2007. Muitas pessoas, porém, protestaram afirmando que a castanheira de 27 toneladas era um símbolo de liberdade.
Nascida em 1929 na Alemanha, Anne Frank emigrou com sua família para a Holanda em 1933. Sete anos depois, a Alemanha de Adolf  Hitler invadiu o país e a jovem judia,  ficou em um esconderijo com a família, num anexo de quartos por cima do escritório do pai dela, em Amsterdã. Enquanto aí viviam ela escrevia em seu diário o que sentia, pensava e o que faziam.
Os longos meses de silêncio e medo aterrorizante, acabaram ao ser denunciada aos nazistas e deportada junto com a família para os campos de concentração nazista de Auschwitz. Depois levaram-na junto com a irmã para Bergen-Belsen, separando-as dos pais. Nove meses depois da deportação, em 1945, Anne morre de tifo, duas semanas antes de o campo ser libertado. Seu diário virou livro em 1947 e, hoje, já foi traduzido em 68 línguas, sendo um dos livros mais vendidos do mundo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário