segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Viagem ao Egito em 3D

Para percorrer o famoso sítio arqueológico do Egito, não será mais preciso viajar até lá. Isso porque o Museu de Belas Artes de Boston (MFA), em parceria com uma empresa especialista em desenvolvimento de conteúdo digital, está construindo em 3D o planalto de Guizé, localizado nas proximidades da cidade do Cairo.
A ação coordenada pelo Diretor do Arquivo do MFA e por um egiptólogo da Universidade de Harvard, reuniu durante a última década fotografias de expedições no sítio, diários de escavações, mapas, plantas e croquis dos túmulos de Guizé. Todo esse material está servindo de base para a reconstrução digital do planalto, além de ter possibilitado a criação do maior banco de dados digital sobre o assunto, batizado de "The Giza Archives".
O planalto de Guizé, mais conhecido pelas três grandes pirâmides de Queóps, Quefren e Miquerinos, é a parte mais antiga da necrópole de Mênfis. Hoje território pertencente à capital do Egito, Cairo, o enorme sítio arqueológico é um patrimônio mundial da Unesco, e a chamada Grande Pirâmide, construída por volta de 2550 a.C. para abrigar o corpo do rei Queóps, é a única maravilha do mundo antigo ainda em pé.
A versão em 3D do planalto só estará disponível gratuitamente na rede em março de 2011.

Na foto acima - Parte da reconstrução digital da famosa necrópole. Além da visão exterior, será possível visitar o interior das casas, túmulos, porões e pirâmides!!!
Fonte: História Viva

Nenhum comentário:

Postar um comentário