segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Museu em casa

Até o fim do ano, 12 museus brasileiros chegarão a nossa casa pela tela do computador. O projeto Era Virtual - Exposições Virtuais de Museus Brasileiros, oferece visitas guiadas por áudio pela internet com a intenção de democratizar o acesso à cultura e de formar público para esse tipo de acervo. "Cerca de 90% do brasileiros nunca foram a galerias ou museus. Pensamos em uma maneira de registrar exposições impossíveis de ser remontadas e, principalmente de estimular visitas reais a mostras permanentes", afirma a produtora executiva do projeto.
O mundo virtual permite inovações: na página do museu Cora de Coralina, criado em 1989 na cidade de Goiás Velho, a visitação é embalada por falas da poetisa Cora Coralina. Já no museu de Artes e Ofícios, em Belo Horizonte, a visita é feita na forma mais próxima à realidade possível, com acesso a todos os cômodos, visão em 360º de todas as partes e até mesmo ampliar imagens de alguns artefatos pequenos, dos 2 mil objetos do Brasil pré-industrial. hoje há salas de exposição em Goiás, Minas Gerais, Pernambuco e Santa Catarina. O objetivo é que até 2012, sejam contemplados museus de todos os estados do país, também nos idiomas espanhol, inglês e francês a exemplo de outros países. Para "espiar" os nossos: http://www.eravirtual.org/
No Museu do Louvre - Paris -, por exemplo,  tem um virtual Tour, dividido em sete galerias - Antiguidades Orientais, Antiguidades Egípcias, Antiguidades Gregas, Etruscas e Romanas, Esculturas, Objetos de Arte, Pinturas e Impressões e Desenhos.
Há mais duas categorias no Virtual Tour, que oferece visitas arquitetônicas e do Louvre Medieval. Só que é necessário ter o plug-in Quick Time da Apple (não é propaganda!) instalado para poder ver as salas e se movimentar por elas através do mouse.
Fonte: R.Vida Simples   

Nenhum comentário:

Postar um comentário