quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Ondas do mar poderão fornecer energia à Austrália

As ondas que arrebentam na costa sul da Austrália contém energia suficiente para fornecer até três vezes mais a energia necessária ao país, afirmaram cientistas na terça-feira(18), em um estudo que ressalta a escala da energia verde australiana.
Publicada no último número da revista Renewable and Sustainable Energy, a pesquisa vem a público enquanto o país se esforça para se desprender de anos de uso de carvão - que é barato, mas polui muito - e colocar um preço nas emissões de carbono.
Oceanógrafos, da agência de pesquisas de financiamento estatal Csiro, estudaram como a energia das ondas se propaga pela plataforma continental e o quanto é perdido. O objetivo foi montar um quadro com a quantidade de energia em bases anuais e a confiabilidade dessa fonte energética. 
O governo aprovou leis que exigem que 20% da geração de eletricidade provenha de fonte renovável até 2020 a fim de cortar as emissões de carbono; a energia eólica provavelmente será a base dos investimentos em energia verde. A forma de aproveitamento da energia das ondas ainda está sendo desenvolvida.
O país é um dos principais emissores  de carbono do mundo desenvolvido e depende do carvão para gerar cerca de 80% de sua eletricidade.
A preocupação com o ambiente é a marca deste projeto que certamente trará grandes benefícios ao planeta!!!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário