segunda-feira, 23 de agosto de 2010

O Brasil tratado como aterro do lixo europeu

De novo aconteceu: não obstante o esforço para melhorar a imagem do país no exterior, alguns exportadores, burlando as leis, os tratados e as convenções, insistem em tratar o país como aterro do lixo de certos países da Europa. Na terça-feira (17), adentrou no porto de Rio Grande uma carga vinda da Alemanha. Foram descobertas pelo Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente - 22 toneladas de lixo doméstico num contêiner que estava identificado com  resíduo plástico industrial. A carga tinha sido embarcada no porto de Hamburgo, no dia 3 de agosto.
Tanto Alemanha como Brasil são signatários do acordo da Convenção da Basileia de 1988, que veda o trânsito deste tipo de material. Os procedimentos de envio somente poderão ser feitos após a concordância formalizada da nação que deverá receber a carga, o que não aconteceu neste caso.
Esta não é a primeira vez. Em 2009, 1,4 mil toneladas de resíduos de naturezas diversas foram repatriadas para o Reino Unido. E também, como agora, foram aplicadas multas para os responsáveis pela importação.
Esse tipo de ocorrência, além de danosa para o meio ambiente, constitui um desrespeito aos brasileiros, que estão sendo tratados como se fossem habitantes de um mero "lixão". Onde estão as autoridades brasileiras para entrar com medidas cabíveis, nos órgãos competentes, para que isto não se repita mais???

Nenhum comentário:

Postar um comentário