quinta-feira, 19 de agosto de 2010

A Lua está "encolhendo"???

Será que a Lua está mesmo "encolhendo"? É o que estão afirmando alguns pesquisadores - o raio da lua provavelmente perdeu cerca de 100 metros em algum momento do último bilhão de anos - , e é possível que o satélite ainda venha a encolher mais, diz o pesquisador Thomas Watters, do Smithsonian Institution, autor de artigo sobre o assunto publicado na edição desta semana da revista Science.
Eles baseiam a conclusão à análise de imagens produzidas pela sonda Lunar Reconnissance Orbiter, da Nasa.
Em órbita desde junho de 2009, a sonda encontrou, espalhados pela Lua, novos exemplares de um tipo especial de elevação avistado anteriormente por três missões Apollo - 15-16 e 17 -, mas exclusivamente na região do equador, sendo descritas essas formações como estruturas principalmente lineares, que se parecem com um degrau baixo, na paisagem. Têm menos de 100m de altura, e poucos km de extensão.
A distribuição regular sugere, de acordo com os pesquisadores, que escarpas seriam como cicatrizes deixadas pelo encolhimento da Lua, ocorrido à medida que o satélite perdia seu calor original para o espaço.
Portanto, a conclusão do estudo é  que - "O interior da Lua vem se resfriando devagar, à medida que esfria, ele se contrai, fazendo com que a crosta se ajuste à redução do volume interior. A pequena idade aparente das escarpas deixa aberta a possibilidade que a Lua ainda seja tectonicamente ativa e ainda esteja encolhendo".
Fonte: Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário