quinta-feira, 30 de junho de 2011

Androide da ESA permitirá exploração à distância de planetas e Lua

Um androide dotado de tato e com sensores de força possibilitará a exploração à distância da Lua e de planetas anunciou nesta quinta-feira (30) a Agência Espacial Europeia (ESA), que indicou que o robô ficará pronto "em dois ou três anos".
O androide recebeu o nome de Justin, está sendo desenvolvido pelo Centro Aeroespacial alemão e poderá ser controlado à distância pelos astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS).
A ESA explicou que o robô será capaz de reproduzir com exatidão os movimentos dos astronautas na ISS, e que estes utilizarão um exoesqueleto para trabalhar à distância. Isso lhes permitirá operar com a mesma precisão que teriam se estivessem fisicamente no lugae onde o robô estiver.
A agência acrescentou que para transformar a robótica e as técnicas de telepresença em uma ferramenta padrão das futuras missões espaciais, prepara uma conexão entre a Terra e a ISS que permitirá o controle de experiências com robôs no complexo orbital.
Trata-se de uma iniciativa, conhecida como Meteron, que permitirá testar as tecnologias necessárias para as futuras missões de prospecção da Lua, de Marte ou outros corpos do Sistema Solar.
Este protótipo possui quatro rodas e dois braços, conta com um sistema avançado de navegação, câmeras e sensores e está sendo desenvolvido desde 2008 no Centro Europeu de Pesquisas Tecnológicas Espaciais da ESA na Holanda.
Graças aos sensores, os astronautas poderão sentir a força real que o robô fará em seu campo de trabalho.
Fonte: Estadão.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário