quarta-feira, 8 de junho de 2011

Grupo de alpinistas faz faxina no Everest

Um grupo de alpinistas resolveu encarar o desafio mais difícil já proposto. Escalaram 8.700 metros do monte Everest, no Nepal, com o intuito de fazer uma faxina geral na montanha. Membros do "Salve Everest", eles conseguiram retirar 8 toneladas de lixo do local entre 22 de abril e 28 de maio, no que foi a chamada primeira expedição de limpeza do Everest.
Outras expedições ao monte mais alto do mundo estão planejadas. O Everest esconde lixo que vai desde cilindros de oxigênio a bujões de combustível, passando por latas e todo tipo de baterias, cordas e papéis. Em 2010, a missão "Eco Everest" chegou a recolher os restos de um helicóptero de uma expedição italiana de 1973.
Em 1986, o governo nepalês aprovou uma norma permitindo o depósito de lixo incinerado no povoado de Namche Bazaar, próximo à montanha, onde está instalado o Comitê de Controle de Poluição de Sagarmatha (nome do Everest em nepalês), órgão encarregado de queimar resíduos.
A "Eco Everest" também possui um programa de crédito de lixo, destinado a carregadores que sobem a montanha diariamente com material para montar acampamentos e retornam com as mãos vazias. Pensei que talvez pudessem descer com parte do lixo", disse o membro da Eco, Dawa Steven Sherpa.
Ele, que chegou ao topo do Everest em duas ocasiões, acrescenta que a montanha é vulnerável e os alpinistas devem garantir que sua visita não causa um impacto negativo.
Fonte: Época.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário