domingo, 5 de junho de 2011

Escritório europeu cria projeto de "vila" na Lua

O italiano Arturo Vittori e o suiço Andreas Vogler não são cientistas, são arquitetos. Mas suas ideias e seus projetos têm um tanto futuristas e "lunáticos". 
Fundadores do escritório Architecture and Vision, de pesquisas e design, com sedes na Itália e Alemanha, eles são os criadores da MoonCapital, uma "vila" para 60 pessoas morarem...na LUA!
Hipoteticamente concebido para estar pronto em 2069 - ano em que o mundo comemora o centenário da chegada do homem à Lua -, o projeto não é o primeiro do gênero da dupla. Em 2009, eles tinham criado outra vila no satélite, mas para receber pesquisadores e turistas, e não pessoas comuns. Também se engajaram no design interno da Enterprise, e levaram à Bienal de Arte de Veneza uma casa móvel, recoberta de placas para captar a energia solar. Outro famoso projeto, em exposição permanente no MoMA, de Nova York, é a DesertSeal, tenda desenvolvida para temperaturas extremas que aproveita o calor do dia no deserto para o aquecimento noturno.
A construção da MoonCapital não levaria menos de 20 anos. A ideia de viver na Lua, com seu ambiente hostil ao homem: sem água, ar ou comida e com temperaturas extremas, altas doses de radiação e dias que equivalem a um mês na Terra, a cidade seria completamente fechada. Os módulos infláveis, feitos em alumínio e fibras como a do carbono, ficariam sob grandes cúpulas cobertas por densas camadas de regolito (um tipo de fragmento que cobre a superfície lunar), para proteger as pessoas.
Dentro dos módulos infláveis, haveria controle permanente de luz, temperatura e umidade e equipamentos para reproduzir as condições terrestres e evitar que os habitantes precisassem sempre estar com trajes espaciais.
A localização da vila ficaria no polo sul, onde cientistas estudam a possibilidade de existir gelo.
Se isto vai se tornar realidade, até os criadores duvidam!!!
Fonte: Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário