Artigo publicado na revista Nature explica porque o planeta vermelho tem apenas a metade do diâmetro da Terra e apenas um décimo de sua massa.
O tamanho de Marte sempre foi um mistério para os astrônomos. Pela localização, o planeta vermelho deveria ter dimensões próximas da Terra e de Vênus. Mas seu diâmetro é aproximadamente a metade da Terra, e sua massa, cerca de um décimo. A explicação para o tamanho reduzido pode estar na origem do Sistema Solar: Júpiter teria "roubado" matéria de Marte durante a formação dos planetas, conforme estudo publicado na revista.
Segundo uma equipe internacional de cientistas liderada por Kevin Walsh, pesquisador Instituto de Pesquisa Southwest, nos EUA, Júpiter teria migrado para uma distância de 1,5 unidade astronômica ( UA, a distância entre o Sol e Terra) do Sol, atraindo por gravidade matéria que de outra forma serviria à formação do vizinho Marte.
O problema da teoria é que ela não explicava como a posterior migração de Júpiter para a distância de 4 unidades astronômicas seria compatível com a atual presença de um cinturão de asteroides na mesma região. Usando modelos já observados em planetas fora do Sistema Solar, os pesquisadores descobriram que a passagem de Júpiter pela região reorganizou o cinturão, hoje formado por dois tipos de corpos celestes: um tipo bastante rochoso e outro rico em água, similar aos cometas.
A movimentação de Júpiter mudou a distribuição de corpos celestes no Sistema Solar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário