quarta-feira, 29 de junho de 2011

Vidro X plástico: O combate

Pesquisadores e indústrias em esforço conjunto para descobrir qual é a melhor embalagem.
O anúncio recente da Coca-Cola Brasil, de ampliar a venda do refrigerante em garrafas reutilizáveis, reascende uma disputa entre as barulhentas indústrias do plástico e vidro.
Qual embalagem, afinal, agride menos o ambiente?
Para a Associação Técnica brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro (Abividro), é óbvio:
O vidro é totalmente reutilizável. Você joga os cacos em um forno a 1.300°C e eles se transformam em outro vidro. O aproveitamento é de 100%. Estamos prontos para qualquer tipo de discussão sobre as vantagens que o vidro pode oferecer, diz a Abividro.
Segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria do PET (Abipet):
Se um caminhão sair carregado com água em embalagem retornável (vidro), 48% do espaço será ocupado com a embalagem e 52% com o líquido. Se for com PET, apenas 2% da carga será com embalagem e 98% com o produto. Sem falar na reciclagem, que gera um ótimo faturamento anual.
Na academia, as análises são ponderadas. Coordenador da Faculdade de Engenharia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Claudio Frankenberg destaca a vantagem de ambos:
Do ponto de vista ambiental, o vidro talvez seja menos agressivo. Em termos de comodidade, o PET é mais fácil de lidar.
A arquiteta e urbanista Patrícia Guedes ressalta a rentabilidade da reciclagem do plástico e salienta que é estranho pensar em retorno do uso do vidro, porque o PET se mostra mais benéfico. 
Um lado bom de cada lado:
#VIDRO - Qualidades - não permite que o produto fique impregnado com o cheiro da embalagem e é retornável
Desvantagens - É quebrável e pesado. Uma garrafa de um litro pode pesar cerca de 950 gramas.
Vida útil - A Vonpar estima entre 25 e 30 idas e voltas (cerca de dois anos) o tempo de vida útil de uma garrafa.
Danos Ambientais - Extração do silício (areia), que é o principal componente do vidro. Emissão de CO2 e de componentes químicos (óxidos e sais).
Reciclagem - Se inicia no descarte, com a remessa para reciclagem.
Reaproveitamento - É feito a partir de um forno aquecido a uma temperatura de 1.300°C. Os cacos de vidro, sem distinção, podem ser transformados em novas embalagens.
Uso da água - Para produzir: uma garrafa de vidro são necessários 2 a 3 litros d'água.
#PET - Qualidades - É facil de reciclar e transformar em fibras de poliéster. É leve, o que facilita o transporte: uma embalagem de dois litros pesa cerca de 50 gramas.
Desvantagens - É descartado de forma inconsciente pela maior parte da população e acaba poluindo rios e córregos.  Além disso, a maior parte da produção ainda tem origem em fonte não renovável (o petróleo).
Vida útil - É um produto descartável, que será reciclado após o uso. O plástico, contudo, perde propriedades ao ser reaproveitado.
Danos ambientais - Uso de fonte não renovável e poluição.
Reciclagem - Tem início no momento do descarte e termina com a confecção do fardo, que se torna sucata comercializável.
Transformação - É a utilização da matéria-prima oriunda dos PETs para a produção de fibras, novas garrafas, móveis e coletores de água, entre uma série de possibilidades.
Uso da água - Para produzir uma garrafa plástica são necessários 1,5 litros d'água.
Portanto, cada uma tem seu lado bom e seu lado ruim. Precisamos escolher...

Nenhum comentário:

Postar um comentário