Já reparou na quantidade de papel que usamos? ele está em embalagens de produtos, livros, revistas, jornais, canhoto de compras, documentos... Desperdiçá-lo sem qualquer reaproveitamento não é um problema pontual - quanto mais papel é produzido, mais árvores são cortadas, mais água é gasta no processo de produção e mais espaço em lixos e aterros é ocupado.
A produção de papel está entre os processos industriais que mais utilizam água. São necessários 540 litros para produzir 1 quilo!!! E para cada tonelada de papel virgem, doze árvores são derrubadas, segundo o Instituto Akatu. Algumas atitudes simples ajudam a economizar:
* Pense para imprimir - Comece imprimindo apenas o que é realmente necessário.
* Entenda sua impressora - O texto cortou, a planilha saiu pela metade... e lá se vai um monte de papel. Aprenda a configurar e visualizar a impressão antes de dar o "ok".
* Sem espaços em branco - Se for imprimir muitas folhas, sempre que for possível, usar os dois lados da folha, além de economizar papel, o material vai ficar menos pesado.
* Bloco legal - Bloquinhos de anotações são sempre úteis, reutilizando o verso de folhas que já foram usadas dá para fazer o próprio bloco.
* Recicle - Não dá para reaproveitar o papel usado? Separe-o para reciclagem. Embora o processo também consuma energia, o papel reciclado evita derrubada de mais árvores e consome menos água ao ser produzido.
Com pequenos atos colaboramos para preservação do planeta.
Fonte: Superinteressante.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário