terça-feira, 26 de março de 2013

Cápsula Drágon retorna à Terra depois de abastecer Estação Espacial

Dragon, cápsula não-tripulada, deixou ontem, terça-feira, a Estação Espacial Internacional e pousou hoje no Oceano Pacífico, próximo ao litoral mexicano. A equipe da SpaceX irá retirar a cápsula do mar por meio de uma embarcação equipada com guindaste.
Dragon foi enviada pela empresa SpaceX em 1º de março, visando abastecer a Estação Espacial, levando cerca de 544 kg em suprimentos, entre os quais, materiais para mais de 160 experimentos científicos. Agora, após três semanas aproximadamente, a cápsula retornou ao planeta com cerca de 1210 kg de materiais utilizados pelos astronautas em pesquisas, que incluem células-tronco de camundongos, alguns hardwares e até um lote de brinquedos LEGO que esteve na Estação por dois anos.
Atualmente, Dragon é a única nave de carga em operação que pode retornar à Terra com materiais. Os demais veículos, como o japonês HTV, o europeu ATV e o russo Progress queimam-se quando entram em contato com a atmosfera do planeta.
O regresso da Dragon para o planeta, que estava previsto para segunda-feira, teve de ser atrasado em um dia, devido às condições meteorológicas desfavoráveis. Atualmente, para substituir as viagens de ônibus espaciais, a Nasa tem utilizado os serviços da SpaceX, tanto que o próximo lançamento já está previsto para o final da primavera.
Atualmente, há três astronautas na Estação Espacial, que receberão três novos integrantes nesta quinta-feira.
Galileu.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário